top of page
Buscar

Odor na ETE? Saiba como resolver...

  • carinetratio
  • 19 de mai. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 26 de mai. de 2024

Odor na ETE é uma grande dor de cabeça para todo mundo, mas tem solução!


Problemas de odor na ETE


Em ETE’s mais afastadas dos centros urbanos ou para as que possuem moradores a poucos metros de distância, a presença de odor gera um desconforto para todo mundo. As causas são variadas e podem estar relacionadas a problemas de operação, utilização de químicos ou até mesmo estrutura da estação. Mas a pergunta é, como resolver?

Há dois tipos de tratamento biológico para efluentes, processo anaeróbio e aeróbio. 

O tratamento anaeróbio consiste na oxidação da matéria orgânica sem a presença de oxigênio, por meio de processos metabólicos de fermentação e respiração. Neste tipo de tratamento ocorre a liberação do sulfeto de hidrogênio, gás que gera mau cheiro. Porém essa reação é normal neste tipo de tratamento, e pode ser submetido a ações mecânicas para diminuição do odor e/ou controlados para níveis que não geram incômodo. Porém, neste artigo, vamos focar na produção de odor em processos aeróbios, situação que não é normal, e quando presente, indica que há problemas no tratamento.

O tratamento aeróbio consiste na remoção da matéria orgânica por meio de reações bioquímicas que acontecem com a inserção mecânica de oxigênio no sistema. Neste tipo de tratamento, sob condições ideais de operação, não é normal a presença de odor fora dos limites da planta. Porém, quando isso acontece, é necessário investigar a causa.

Na maioria dos efluentes industriais a matéria orgânica e volume variam ao longo do dia e quando não direcionados corretamente para a ETE podem causar desequilíbrio no tratamento, gerando mau odor. Além disso, existem outros fatores que podem causar a morte ou inativação das bactérias aeróbias, resultando em mau cheiro, por exemplo efluentes que possuem substâncias tóxicas. Outro fator de extrema importância é a avaliação e acompanhamento com manutenções preventivas do sistema de aeração, evitando assim problemas de eficiência e falta de oxigenação para as bactérias.

Está com problemas de odor na ETE e não consegue identificar a causa? Enfrenta este problema em alguns períodos do ano? Recebe reclamações da vizinhança sobre este tema?

 A Tratio pode te ajudar! Entre em contato para resolvermos juntos este problema! 


Comments


Siga-nos nas redes sociais

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White LinkedIn Icon

bottom of page